BEM VINDA!

Ser jovem é nunca deixar de sonhar!

domingo, 17 de outubro de 2010

AGAR! Rejeitada mas não Abandonada

Agar era uma serva egípcia, foi adquirida por Sarai (Sara) e Abraão, quando estes juntos com Ló se mudaram de Canaã para o Egipto a fim de escapar da fome. Nas famílias do antigo oriente era normal que os servas pessoais tivessem uma relação próxima e intima com os patrões, para eles isto refletia honra, obediência e lealdade, Todavia as circunstancias despiram Agar de todos os seus direitos deixando-a assim totalmente sujeita aos caprichos de sua senhora Sara.
Como Sara era estéril era perfeitamente normal que Agar servisse como mãe substituta o que era uma clara violação das Leis de Deus (Gn; 2.24) e também uma demonstração da falta de fé de Sara.
Entretanto devido a gravidez Agar mudou radicalmente tanto física como emocionalmente, e Sara reagiu ao orgulho da serva , sendo assim Agar fugiu pois já não suportava os maus tratos de sua senhora.
Mas Deus não havia abandonado Agar, Ele se revelou a escrava fugitiva,(Gn; 16:13 "Tu és Deus que vê...) Deus a socorreu naquele momento, e permitiu que ela experimentasse da sua presença.
O legado de Agar e um comovente testemunho de mulheres que como ela são desprezadas pela sociedade, O anjo do Senhor socorreu Agar e também vai te socorrer.
Ao longo de toda a sua vida Agar sofreu separação e preconceito como estrangeira, privações e abuso como serva, sofrimento e abandono como mãe solteira e desespero eminente em duas ocasiões. Apesar de tudo isto ela atendeu a voz de Deus quando Ele se dirigiu a ela, ela não foi recompensada por Abraão ou Sara.
No Deus que tudo vê, Agar  encontrou refugiu e vida, nEle ela foi recompensada e dela nasceu Ismael que deu origem a uma grande nação!

que a Graça de Deus esteja com todas!

Um comentário:

  1. Paz Haney!!gostei do blog mensagem edificante mas nos mulheres,estou pesquisando a respeito de Agar e assim localizei seu blog ,estou seguindo ,gostaria que seguisse o meu tbm..bjs.Na paz de Jesus.

    ResponderExcluir